Will Smith é banido do Oscar por 10 anos após tapa em Chris Rock

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Decisão do conselho de diretores da Academia vem após ator já ter deixado a instituição

Will Smith não poderá comparecer ao Oscar, ou a qualquer evento promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, até 8 de abril de 2032. O banimento de dez anos foi decidido hoje (8) pelo conselho de diretores da instituição, em uma reunião extraordinária para tratar do assunto.

Na sua nota oficial, a Academia apontou que o Oscar 2022 “deveria ter sido uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível durante o ano“, mas que este objetivo foi “ofuscado pelo comportamento inaceitável e ofensivo do Sr. Smith no palco“.

“Durante a transmissão, nós não conseguimos lidar com a situação de forma adequada. Por isso, pedimos desculpas. Esta foi uma oportunidade para dar um exemplo para os nossos convidados, espectadores e para a família acadêmica ao redor do mundo, e nós não fizemos isso. Estávamos despreparados para algo que não tinha precedentes“, escreveram ainda os diretores.

O texto ainda expressa gratidão a Chris Rock por “manter a compostura sob circunstâncias extraordinárias“, e aos outros apresentadores, indicados e vencedores por “sua estabilidade e graça durante a transmissão“. 

“Esta ação que tomamos em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo adiante no objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados, restaurando a confiança na Academia. Também esperamos poder começar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados“, completaram.

Respondendo à notícia, Smith liberou uma declaração breve em que diz “aceitar e respeitar” a decisão da Academia.

O americano, que venceu o Oscar de melhor ator por King Richard: Criando Campeãs e foi indicado outras duas vezes ao prêmio, já havia se adiantado às punições da Academia – no último dia 1º de abril, ele enviou uma carta à instituição pedindo pela revogação de sua filiação.

No entanto, artistas que não são membros da Academia ainda podem ser indicados e premiados no Oscar. Com a decisão do conselho, Smith não poderá comparecer à cerimônia na próxima década, mesmo que seu nome apareça novamente na lista de indicações.

Segundo fontes do Deadline, a instituição chegou a considerar uma multa em dinheiro ou mesmo um processo judicial contra Smith por “prejudicar a reputação de marca do Oscar“. O que não foi considerado em nenhum momento, enquanto isso, foi a revogação da estatueta de melhor ator concedida a ele.

Durante o Oscar 2022, Chris Rock improvisou uma piada sobre o visual de Jada Pinkett Smith, atriz e esposa de Will Smith. Ela convive com a doença autoimune alopecia, que causa queda de cabelo, e optou por raspar os cabelos. O comediante a chamou de “G.I. Jane 2”, em uma referência a Até o Limite da Honra, filme de 1997 em que Demi Moore aparece careca. 

Smith então subiu no palco e deu um tapa na cara do humorista. Ao voltar ao seu lugar, ele gritou “tire o nome da minha esposa da porra da sua boca”.

No dia após a cerimônia, a Academia se pronunciou sobre o tapa: “A Academia não tolera violência de qualquer forma. […] Temos o prazer de celebrar nossos vencedores do 94º Oscar, que merecem este momento de reconhecimento de seus colegas e amantes do cinema em todo o mundo“, dizia o comunicado

De acordo com a Variety, os representantes de Smith conversaram com ele durante o intervalo da premiação. A Academia revelou que pediu que o ator se retirasse da cerimônia, mas ele se recusou.

Em seu discurso ao vencer Melhor Ator, Smith falou sobre Richard Williams, que ele interpreta em King Richard, e disse que ouviu, no intervalo, um conselho de Denzel Washington. Apesar de longo, o discurso do astro não foi interrompido pelos músicos da cerimônia, algo que foge dos padrões do Oscar. Ele ainda pediu desculpas à Academia pelo episódio da agressão.

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima