Bolo FUDGE de CHOCOLATE com cobertura de chantilly

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Ingredientes:
Para a cobertura:
1 ⅓ xícara (chá) de chocolate meio amargo picado 55% cacau (200 g)
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
¼ de xícara (chá) de cacau em pó

Para a massa e montagem:
1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado 55% cacau (150 g)
1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo
⅓ de xícara (chá) de cacau em pó
2 ovos
1 ¼ xícara (chá) de açúcar
⅓ de xícara (chá) de leite
⅔ de xícara (chá) de água
100 g de manteiga
⅓ de xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Manteiga para untar
Farinha de trigo para polvilhar
Cacau em pó para polvilhar

Modo de Preparo:
Para a cobertura:
Numa tigela grande, coloque o chocolate picado e reserve. Leve uma panela média com o creme de leite ao fogo médio.

Assim que surgirem as primeiras bolhas de fervura, regue sobre o chocolate picado e mantenha por 2 minutos sem mexer – assim o chocolate derrete por igual sem risco de talhar.

Com um batedor de arame, misture o chocolate com o creme de leite até derreter.

Junte o cacau, passando pela peneira, e mexa bem até dissolver – não se preocupe se sobrarem algumas pintinhas de cacau, elas se dissolvem na hora de bater o chantilly.

Cubra com filme, em contato com o líquido para não formar vapor nem uma película grossa.

Leve para esfriar na geladeira por no mínimo 3 horas – o creme de chocolate deve estar bem gelado na hora de bater. Se preferir, prepare no dia anterior.

Para a massa e montagem:
Preaqueça o forno a 160 ºC (temperatura baixa). Unte com manteiga um refratário de 26 cm de diâmetro e cerca de 2,5 L de capacidade.

Como o bolo não vai ser desenformado, unte apenas a metade da altura da lateral, assim o refratário não fica com excesso de farinha depois que o bolo assar.

Numa tigela pequena, misture 1 colher (chá) de farinha de trigo e 1 colher (chá) de cacau em pó, polvilhe no refratário e chacoalhe bem para espalhar.

Bata sobre a pia para retirar o excesso (se preferir, utilize uma fôrma tradicional de bolo sem fundo falso para desenformar).

Numa panela média, junte o chocolate, o açúcar, o leite e a água. Leve ao fogo médio e mexa com uma espátula por cerca de 5 minutos, até aquecer os líquidos e o chocolate derreter.

Retire do fogo, acrescente a manteiga em pedaços, o óleo e misture com um batedor para incorporar. Reserve a mistura de líquidos na panela para amornar.

Numa tigela grande misture a farinha, o cacau e o fermento em pó. Adicione a mistura de chocolate morna, mexendo bem com o batedor de arame até ficar liso.

Quebre um ovo de cada vez numa tigela pequena e acrescente à massa. Misture bem com o batedor para incorporar – se um ovo estiver estragado você não perde a receita.

Transfira a massa de bolo para a fôrma e leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos – para verificar o ponto, espete um palito no centro do bolo, se sair limpo, está pronto.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente antes de cobrir.

Na hora de servir o bolo, retire a tigela com a base de chantilly da geladeira e, com um batedor de arame bata o creme de chocolate por cerca de 5 minutos até atingir o ponto de chantilly – cuidado para não bater demais, o creme pode talhar.

Se preferir, bata o chantilly com o batedor de claras do mixer ou na batedeira, mas cuidado: ele atinge o ponto muito rápido e pode talhar mais facilmente.

Com uma colher, espalhe o chantilly sobre o bolo frio e sirva a seguir.

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO PARA APRENDER A FAZER

LEIA TAMBÉM

Deixe um comentário

Rolar para cima
Advertisment ad adsense adlogger