O que pode ser quando sinto coceira no corpo?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

O excesso de coceiras pelo corpo pode ser sinal de outras doenças. Veja quais são e o que fazer a respeito.

Todo  mundo sente coceira, sem necessariamente ser um problema. Pode ser na cabeça, pescoço, braços, pernas, mãos, pés, barriga, juntos ou separados. O que não é normal é o excesso de coceira no corpo o tempo todo, que pode ser uma reação a algo mais sério.

O que causa coceira no corpo?

Quando uma pessoa sente coceira quer dizer que ela recebeu um estímulo neurológico para se coçar, como uma forma de defesa do seu organismo. São as células chamadas mastócitos, que ficam na pele, que recebem esse estímulo, liberando a histamina, substância que causa a coceira. Agora, veja quais os principais desencadeadores que fazem o sistema nervoso enviar um estímulo de coceira para o corpo:

Alimentação

Quando a coceira começa depois de ter ingerido determinado alimento é muito provável que a pessoa tenha tido uma reação alérgica. Se a alergia for grave, certamente outros sintomas irão aparecer logo em seguida, como inchaço no corpo, especialmente na garganta, língua e rosto, podendo apresentar dificuldade para respirar. Um médico deve ser procurado imediatamente.

null

 Estresse e ansiedade

Quando a pessoa já é diagnosticada com ansiedade ou passa por episódios de alto estresse e sente coceira generalizada por todo o corpo, pode ligar o sintoma à causa. São os sentimentos e sensações do estresse que vão enviar o estímulo da coceira como um sintoma de desequilíbrio do corpo. Também é recomendado procurar um médico para evitar que continue com o problema.

. Dermatites

As dermatites aparecem como manchas na pele, acompanhadas de escamação e muita coceira no corpo, podendo ser diferentes tipos de problema de pele. A causa também é variada, desde o contato com produtos químicos até a reação a algum medicamento.

Escabiose

Essa é a famosa “sarna”, que faz coçar principalmente à noite, atingindo abdômen, coxas, genitais e parte interna dos braços. Pode ser transmitida por relação sexual, roupas e lençóis que estejam com o ácaro que causa a sarna.

Picada de inseto

Mesmo quem não é alérgico à picada de inseto pode ficar com marcas vermelhas e inchadas na pele após ser picado. Dependendo do inseto, a picada pode doer ou coçar descontroladamente. É importante observar se a coceira ou inchaço evoluem para procurar um médico.

Ressecamento da pele

Quando a pele está precisando de hidratação, irá coçar. Além de beber bastante água, tome cuidado para não usar muito sabonete nem tomar banhos muito quentes e demorados, pois irritam a pele. Alguns remédios também podem causar o ressecamento.

Doenças graves

Todos os problemas acima citados merecem atenção, mas quando descartadas essas possibilidades, o excesso de coceira também pode indicar virose, dengue, hepatite, catapora, doença renal e até, mesmo que raramente, câncer e HIV.

Fique atento se a coceira resistir por muitos dias, se a aparência dos locais que coçam mudar e se outros sintomas surgirem para saber dizer ao médico com detalhes e ajudar em um diagnóstico mais preciso.

 Bicho geográfico

Bicho geográfico é um parasita que vem das fezes dos cachorros e gatos e que se hospeda na pele dos humanos. Quando ele invade a pele, causa coceira insuportável, enquanto faz marcas de trilha no pé, por isso esse nome.

 Irritação local

Alguns materiais e partículas, como a poeira e o mofo, podem causar alergias e irritações. Observe sempre que usar algum produto novo, mesmo que indiretamente, como o sabão de roupas, e sentir coceiras localizadas. O mesmo vale para os olhos e mucosas. Caso aconteça, lave-se e controle-se para não coçar.

 Bicho de pé

Não confunda bicho de pé com bicho geográfico. Eles são de espécies diferentes e possuem diferentes efeitos sobre o organismo. Mesmo assim, o bicho de pé também causa uma incômoda coceira e precisa ser retirado o quanto antes.

Depilação

O processo de depilação é agressivo para a pele, seja feito com lâmina ou cera. Ao usar a lâmica, acompanhe sempre com espuma de barbear ou condicionador. No caso da cera, invista no hidratante semanas antes e depois use pomadas calmantes no local.

 

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima