Não tenho amigos, me sinto só e triste. Por que e o que faço?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Se sentir só e triste é um sentimento normal, que muitas pessoas têm. A maioria das pessoas tem poucos amigos íntimos mas não desespere! Deus sabe que você precisa de amigos e vai lhe ajudar a encontrá-los.

Primeiro que tudo, você precisa saber que você não está sozinho. Existe uma pessoa que tem muita vontade de ser seu amigo: Jesus! Ele é o amigo perfeito, que nunca lhe vai abandonar (João 6:37). Basta você crer nele, se arrependendo de seus pecados e dedicando sua vida a ele. Assim, ele estará com você para sempre.

Mesmo quando você se sente sozinho, Jesus está com você. Ele lhe ama e é o melhor amigo que você pode ter. Jesus está sempre lá para lhe ouvir e guiar, em todas as situações. Comece por valorizar e cultivar essa amizade com Jesus.

O homem não foi criado para viver isolado. Deus sabe que você precisa de amigos. Ele vai lhe ajudar a encontrar os amigos certos para si. A Bíblia tem alguns conselhos, que podem lhe ajudar a fazer amigos e a se libertar da tristeza da solidão:

Ore

Se você sente que não tem ninguém com quem conversar, converse com Deus! Ele está lhe ouvindo. A oração vai lhe aproximar de Deus e consolar seu coração.

Muitos sentimentos de solidão são provocados por mágoas do passado. Em suas orações, lembre-se de perdoar quem lhe machucou. Somente com uma atitude de perdão, livre de ressentimento, é que você conseguirá formar amizades saudáveis.

Peça também a Deus para lhe libertar da tristeza. Deus tem muita alegria para lhe, independentemente do número de amigos que você tem. Além disso, você pode também orar por ajuda para fazer amigos. Deus responde às orações (Mateus 7:7-8).

Não se isole

Quando você se sente triste e sem amigos, é fácil cair na armadilha de se isolar do resto do mundo. Mas isso só piora o problema. Quanto mais você se afasta, menos amigos terá. Em meio à correria da vida diária, as pessoas se esquecem quando não ouvem notícias de alguém por muito tempo.

O isolamento também envia a mensagem ao mundo que você não quer ter amizade com ninguém. Não espere que os outros façam todo o esforço. Tome a iniciativa. Mesmo se você for muito desajeitado, já é um sinal que você está pronto para formar novas amizades.

Vá para a igreja. Lá você provavelmente vai encontrar outras pessoas com o desejo de fazerem amigos. Jesus fundou a igreja para ser como uma família, com espaço para todas as pessoas. Você poderá fazer várias amizades improváveis na igreja (Hebreus 10:25).

Pense também um pouco nas pessoas que já fazem parte de sua vida – família, colegas, conhecidos. Há alguém com quem você se sente bem ou quer conhecer melhor? Invista nessas amizades (Provérbios 27:10).

Outra coisa que você pode fazer é participar de uma atividade que você gosta. A probabilidade de fazer amigos é muito maior quando vocês têm interesses em comum. Basicamente, saia de casa!

Dê o exemplo

Seja um bom amigo para quem você conhece. Mesmo se você sente que ninguém valoriza, não desista de ser o amigo que você gostaria de ter (Mateus 7:12). Tome o primeiro passo para atrair bons amigos.

Você não pode esperar que outros façam o que você não faz. Por isso, seja amável, mostre-se disponível e ofereça sorrisos. Dedique tempo aos outros. Isso agrada a Deus e mostra aos outros que vale a pena ter você como amigo.

Escolha com sabedoria

Um bom amigo vale por cem. Você não precisa de muitos amigos próximos, apenas de alguns bem escolhidos. Como todas as pessoas, você também vai ter muitas amizades superficiais, mas invista em algumas amizades especiais (Provérbios 18:24).

Procure se aproximar mais daqueles amigos que você sabe que são uma boa influência em sua vida. As amizades mais profundas são aquelas que vão lhe influenciar mais. Não tenha medo de conhecer várias pessoas diferentes, mas na hora de escolher com quem ter intimidade pense um pouco (1 Coríntios 15:33).

Não tenha medo de se abrir

Uma amizade só se torna forte quando vai mais fundo que a conversa de rotina. Às vezes, com a pessoa certa, você precisa arriscar e mostrar um pouco mais de si. Não dá para ser amigo à distância. O sentimento de intimidade somente surge quando você partilha parte de sua vida com outra pessoa.

Também é importante conversar com alguém sobre suas inseguranças, para lhe ajudar a superá-las. Procure um pastor ou um líder de confiança que pode lhe ajudar com isso. Você não precisa fazer tudo sozinho. Existem pessoas sábias que podem lhe ajudar (Provérbios 27:9).

Algumas pessoas têm mais dificuldade em comunicar e se relacionar com outros. Isso é natural e pode ser remediado com várias estratégias. Se você tem dificuldades nessa área, procure informação sobre como conversar e entender outras pessoas. Uma pessoa com conhecimentos de psicologia também pode lhe ajudar.

Aceite que outras pessoas vão falhar

Você não é perfeito. Então não espere que outros sejam. Nenhum amigo é perfeito e todos vão falhar de vez em quando. Somente Jesus nunca falha.

Não desista de seus amigos quando falham. Perdoe e esteja pronto para dar outras oportunidades (Efésios 4:32). Também esteja pronto para pedir perdão e procure reconciliação. Assim, você verá que suas amizades se tornarão mais fortes e duradouras.

Seja um bom amigo e os amigos verdadeiros irão lhe amar de volta.

Deixe um comentário