Mulheres cristãs podem usar cabelo curto? É pecado cortar o cabelo?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Sim, mulheres cristãs podem ter cabelo curto. A Bíblia não condena cortar o cabelo como pecado. Se na sua sociedade a mulher com cabelo curto não é indecente, então você pode ter cabelo curto. O comprimento do cabelo é uma questão pessoal.

No Antigo Testamento, tanto um homem como uma mulher poderiam fazer um voto especial a Deus, chamado voto de nazireu. Parte desse voto consistia em deixar o cabelo crescer sem cortar durante certo tempo. No fim do voto, a pessoa rapava todo seu cabelo e o consagrava a Deus (Números 6:5Números 6:18).

Podemos aprender duas coisas com o voto de nazireu:

  1. As mulheres cortavam seu cabelo – a ordem de não cortar o cabelo durante o voto indica que não era normal a mulher deixar o cabelo crescer sem cortar pelo menos as pontas
  2. Mulheres podiam rapar a cabeça – era raro mas uma mulher podia rapar todo seu cabelo, normalmente por causa de um voto ou em sinal de luto; não era considerado pecado

Em Corinto no tempo de Paulo, uma mulher decente usava cabelo comprido e véu. Só as prostitutas tinham cabelo curto. Por isso, Paulo mandou que as mulheres de Corinto deixassem o cabelo comprido. Mas no fim ele disse que os membros da igreja deveriam analisar a situação e decidir entre si o que era aceitável (1 Coríntios 11:13).

Hoje no Brasil a mulher de cabelo curto não é identificada como prostituta ou qualquer outra coisa indecente. 

A mulher cristã faz bem em se preocupar com as normas culturais atuais, para não causar escândalo (Romanos 14:16). Ao mesmo tempo, as igrejas precisam entender as mudanças culturais e se adaptar a elas.

As regras universais de decência e modéstia vão sempre existir mas a definição de o que é decente e modesto muda. No passado mostrar o tornozelo era indecente mas um decote revelador não era problema. Da mesma forma o que é aceitável para o cabelo da mulher também muda.

As aparências só são importantes por causa das pessoas à nossa volta. Não é bom querer provocar escândalo mas também é importante conversar sobre esses assuntos e tolerar outros estilos que não ferem completamente as normas culturais (Romanos 14:13).

O tamanho do cabelo não é importante para Deus. Ele se preocupa com o coração, com se você realmente O ama e o quer seguir (1 Samuel 16:7). Deus não vai mandar uma mulher para o inferno só por preferir ter cabelo curto.

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ

Deixe um comentário

Rolar para cima
Advertisment ad adsense adlogger