Jovem com língua geográfica viraliza nas redes sociais; conheça a condição que afeta milhares de pessoas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

A jovem de 22 anos, Roberta Santos, viralizou nas redes sociais ao tratar de uma condição que muitos não conhecem, a língua geográfica.

Ela explicou que sempre precisa ficar falando sobre o assunto dizendo que, na verdade, era um problema que provoca relevos na língua e que não era uma questão de falta de higiene.

Até muito pouco tempo, a jovem não conhecia mais ninguém que tinha a mesma condição e pensava se tratar de algo raro. A garota viralizou no TikTok após criar uma rede de informações sobre o tema. O vídeo teve mais de 8 milhões de visualizações e 4 mil comentários.

“Muita gente me procurou. Teve uma mensagem muito marcante, de uma pessoa que não sabia o que era, mas ela também tinha e descobriu por causa desse meu vídeo ‘besta’. Eu li na hora e chorei”, relatou Roberta. O fato é que muitas pessoas têm a condição e não sabem o que é.

Língua geográfica

A condição é benigna, ou seja, não há nenhuma gravidade, sendo conhecida também por eritema migratório ou glossite migratória. O termo migração é devido a variação que acontece na aparência da língua, o tempo de duração e a localidade das lesões.

Pode acontecer de surgir numa semana em determinada parte da língua, depois some e aparece em outra parte. Já a expressão geográfica é por causa do revelo em formato de mapas que se forma na superfície do órgão.

As lesões que surgem na língua ocorrem por causa da perda de papilas filiformes, que são pequenas saliências que todas as pessoas possuem no dorso do órgão.

A dentista Helenice Biancalana explica que não se trata de uma enfermidade, mas sim uma característica que pode acabar sendo permanente ou temporária dependendo de cada paciente.

Alguns fatores podem acabar desencadeando as crises, entre elas estão: ansiedade, estresse e consumo de alimentos ácidos. Contudo, vale ressaltar que a causa da condição ainda é desconhecida pela ciência.

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima