Orando no Espírito Santo: O que é e porque é importante?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Existem algumas doutrinas que vemos, mas não podemos ver através delas. 1 O crente é freqüentemente chamado a manter as verdades bíblicas em tensão. 

Devemos nos contentar em ver apenas através do vidro vagamente até sabermos como somos conhecidos ( 1Co 13:12 ). Existem várias doutrinas bíblicas nesta categoria. Orar no Espírito não é um deles.

Orar no Espírito é uma parte indispensável da vida cristã que, às vezes, gerou “mais calor do que luz”. As opiniões reconhecidamente variam quanto ao significado exato de orar no Espírito. 

Há diversas alegações teológicas sobre como “alcançar” a oração no Espírito como se a admoestação fosse uma habilidade a ser adquirida. Não é. É um presente a ser recebido, uma vida a ser vivida.

As Escrituras são claras: Orar no Espírito Santo está se aproximando do trono da graça em intercessão e súplica humilde e devota inteiramente nos termos de Deus, não nos nossos. 

Ou, como diz um autor cristão mais antigo, Jacob Gregory : “Nenhum humano pode orar sem ajuda divina”. Oração com ajuda divina é orar no Espírito.
 

null

O que as escrituras dizem?

“Nenhum humano pode rezar sem ajuda divina” parece ser um ditado simples demais. Nós queremos mais. 

Queremos saber o que devemos fazer para incentivar a experiência. Nossa contribuição para a obra do Espírito Santo é tão absurda quanto supor que orar no Espírito Santo é uma experiência extática a ser cultivada. 

No entanto, esse fenômeno de “Deus pode fazer isso, mas eu devo ajudá-lo” é um impulso errado da humanidade para lidar com Deus como faríamos com um rei mortal. “Eu farei isso e você fará isso.”Tal erro revela, não necessariamente uma má intenção (não todos nós pensamos assim de uma vez ou outra?), Mas sim um triste mal-entendido da graça de Deus em Cristo. “Orar no Espírito” é uma atividade divina que se apropria pela fé em Jesus Cristo e em Sua obra consumada na cruz. Simples? Sim e infinitamente glorioso.

Lembro-me da frase de Peggy Nunan em seu livro On Speaking Well:

“ A maioria das coisas importantes que você vai dizer ou ouvir em sua vida são compostas de palavras simples, boas e fortes. ‘Eu te amo. ‘Acabou.’ “É um menino.” ‘Nos vamos ganhar.’ ‘Ele está morto.’ 

Orar no Espírito Santo é uma doutrina simples, boa e robusta. Mas é simplesmenteincrível. Há numerosas passagens no Antigo Testamento e no Novo Testamento, feitas no poder do Espírito. 

O grande EM Bounds (1835-1913), um pastor episcopal metodista que “se especializou” no estudo da doutrina bíblica da oração, escreveu sobre um exemplo sobre Ana em 1 Samuel 1 :

“Seus desejos eram intensos demais para articulação. Ela derramou sua alma em oração diante do Senhor. “Dificuldades naturais insuperáveis ​​estavam no caminho, mas ela” multiplicou sua oração “, como a passagem significa, até que o coração iluminado de Deus e seu rosto brilhante registraram a resposta às suas orações, e Samuel era dela por uma fé consciente e uma nação foi restaurada pela fé.

As lágrimas de Hannah eram como sacramentos de água salgada que falavam de um desejo profundo e invisível. Esse anseio foi elevado a Deus com a ajuda de Deus. 

Ela estava orando no poder de Deus, não dela própria. Embora não haja uma redação específica, “orar no Espírito”, a narrativa (e a narrativa é o principal gênero literário no texto da Antiga Aliança) demonstra claramente que tanto Ana como seu filho eram crentes que oravam com “ajuda divina”. orando no Espírito.

O Novo Testamento é caracterizado não apenas pela literatura narrativa, mas “didática”. Isto é, os escritores do Novo Testamento, particularmente o Senhor Jesus e Seus Apóstolos, falam ou escrevem para ensinar: comunicar a verdade revelada de Deus à humanidade. 

Dentro deste gênero primário no Novo Testamento, podemos isolar melhor e examinar o ensinamento exato sobre o assunto de orar no Espírito Santo. Aqui estão apenas algumas seleções que ensinam “oração com ajuda divina”.
 

5 versículos da Bíblia sobre orar com ajuda divina
 

  • “Mas eu digo, ande pelo Espírito e você não satisfará os desejos da carne. Para os desejos da carne são contra o Espírito, e os desejos do Espírito são contra a carne, porque estes são opostos um ao outro, para mantê-lo de fazer as coisas que você quer fazer”( Gálatas 5: 16,17 ESV ).
  • “Orando em todos os momentos no Espírito, com toda oração e súplica. Para esse fim, mantenham-se alertas com toda a perseverança, suplicando a todos os santos ”( Efésios 6:18 ).
  • “Mas vocês, amados, edificam-se na sua mais santa fé e oram no Espírito Santo” ( Judas 1:20 ).
  • “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza. Porque não sabemos por que orar como devemos, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos profundos demais para as palavras. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos segundo a vontade de Deus ”( Romanos 8: 26-27 ).
  • “O que eu devo fazer? Eu vou orar com o meu espírito, mas vou orar com a minha mente também; Cantarei louvores com o meu espírito, mas cantarei com a minha mente também ”( 1 Coríntios 14:15 ).

Nós dizemos novamente: estas são apenas amostras da doutrina da oração no Espírito. Cada passagem gloriosa é digna de sua própria consideração cuidadosa. 

As passagens são misteriosas apenas no sentido de que toda verdade sobre a graça e o amor condescendente de Deus é incompreensível para os meros mortais, mas o ensinamento nela é simples e acessível. 

As passagens são como as vagens prolépticas do Trigo Vermelho de Inverno, cheias de vida, mas enterradas sob tanta neve em um campo do Kansas.

A pessoa vê um campo congelado e diz: “nada de bom pode crescer lá!” Ah, mas espere pela primavera e você verá que o mesmo campo que parecia árido pulsava com poder invisível. 

Os campos da primavera no Kansas tornam-se uma paisagem de grãos dourados balançando na brisa. Assim também, o ensino bíblico sobre “orar no Espírito” é uma semente escondida dentro daqueles que confiam em Cristo Jesus. 

Vemos a querida dama no asilo, e podemos ficar tentados a pensar: “Quão impotente é a pobre alma!” Mas você não poderia estar mais errado. À medida que as sementes ocultas do trigo irrompem no sol quente da primavera, assim também o Espírito Santo se move dentro dela para inspirar suas orações, aperfeiçoar suas orações e levar dor à oração e oração à providência e providência para louvar! Que colheita de ouro de um navio tão pequeno!não na carne, mas no Espírito.

Seja na narrativa (por exemplo, Atos 4:41 ) ou na expressão didática (“ensino”) (por exemplo, Efésios 6:18 ), o Antigo e o Novo Testamento demonstram que orar no Espírito acontece quando chegamos ao Deus Todo-Poderoso no nome de Jesus Cristo e de acordo com a vontade revelada de Deus.
 

Como Orar no Espírito

Eu corro o risco de repetição aqui, mas não devemos deixar qualquer espaço para a tendência humana sempre presente para adicionar ou tirar a pura verdade das Escrituras. 

Orar no Espírito, andar no Espírito e adorar no Espírito (“em espírito e em verdade”, João 4:24 ) é apresentar-se ao Senhor segundo Seus meios designados – isto é, por meio daquele que o Espírito magnifica o Senhor Jesus Cristo ( Romanos 8: 26-27 ), dependendo da Sua Palavra revelada e implorando como criatura menor ao nosso glorioso Criador.

O Espírito Santo também faz nossas orações e as aperfeiçoa diante do Todo-Poderoso (por exemplo, Romanos 8:26 ). 

O Espírito Santo ora em nós quando não podemos proferir uma palavra (novamente, Romanos 8:26 ). Rezar no Espírito Santo é também construir a unidade no corpo de Cristo. Quando você está orando em submissão ao Senhor Deus e ao Seu Cristo, o Espírito Santo dentro de você testificará a Si mesmo em Sua Palavra, em suas orações e até mesmo naqueles outros crentes orando com você. Essas coisas e muito mais são inflamadas pela dinamite da oração no Espírito.

O que orar no espírito não é

O Dr. Martyn Lloyd-Jones , o galês que era o embaixador da rainha, virou embaixador do rei, usou um grande segmento de seu ensino na capela de Westminster, em Londres, orando no Espírito Santo demonstrando, a partir das Escrituras, o que não é. 2,3  

Eu não posso ocupar tanto espaço como o Dr. Lloyd-Jones fez (você pode ouvir o excelente ensinamento fornecido na nota de rodapé), mas eu afirmo da Palavra de Deus (e com “o Doutor”) que orar em o Espírito não é um ato de mera emoção. 

Não se pode ser “excitado a rezar no Espírito”. Tal arranjo divino não pode ser mantido cativo às sensações mortais. Alternativamente, orar no Espírito é, sem dúvida, orar com todo o ser, “cabeça e coração”.

A emoção, nesse caso, é um efeitode orar no Espírito ao invés da causa. Assim, enunciação extática ou outras manifestações físicas não são os selos de autenticidade para a oração no Espírito, mais do que o estoicismo é um sinal confiável de equilíbrio emocional na vida cristã. 4 Deixe-me dar um exemplo.

Eu conheço um homem cristão idoso que mora sozinho. Esse homem despretensioso e amável é um banqueiro aposentado, uma pessoa tranquila e reservada por natureza. 

Anglicano, esse cavalheiro lê o ” escritório diário ” do Livro de Oração Comum. Ele lê Antigo Testamento, Novo Testamento e um Salmo . Ele ora a Coleta do Dia (uma oração especial escrita, principalmente por Thomas Cranmer[1489-1556] para as respectivas estações da Igreja, reunidas no Livro de Oração Comum). 

Ao se inclinar diante do Senhor e rezar, usando essas formas antigas, esse homem é incapaz de orar no Espírito? Claro que não. Ele pode ou não estar orando no Espírito Santo (eu o conheço e acredito que ele é certamente). 

Assim, orar no Espírito não é demonstrado, necessariamente, por excitação visível, mas pela fé na Palavra de Deus e pela vontade de Deus, pela fé no Senhor Jesus Cristo. O Espírito de Deus magnifica o Filho de Deus e Sua vontade para Seus cordeiros: você e eu.
 

Por que orar no espírito importa?

Orar no Espírito é vital para a nossa santificação (crescimento na graça e conhecimento de Cristo e na nossa resposta ética a Deus em todas as áreas da vida). 

Além disso, orar no Espírito Santo é o meio glorioso de Deus para fazer avançar a Sua vontade na terra como no céu. O falecido J. Oswald Sanders (1902-1992) da Nova Zelândia apontou para a bênção do crente de orar no Espírito Santo:

“Aqui está o segredo da oração prevalecente, orar sob uma inspiração direta do Espírito Santo, cujas petições por nós e através de nós estão sempre de acordo com o propósito Divino e, portanto, certas respostas”.

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima