O orgulho pode nos consumir. Quando isso acontece, tudo o que pensamos é sobre nós mesmos e nossa própria dor.
Talvez você possa se relacionar com isso. Talvez você tenha encontrado uma ferida e sente-se e fique de mau humor com aquela ferida.
Isso cria amargura em seu coração e você procura curar aquela ferida. Mas quando isso acontece, muitas vezes é nosso orgulho que nos leva a remediar a mágoa por meio de uma forma de vingança, raiva ou autopiedade.
Podemos até nos enganar e pensar que nosso desejo de resolver nosso problema e nos livrar da mágoa é justificado por Deus.
Mas se você estiver disposto a deixar o Senhor penetrar no segredo interior de sua alma, verá que sua motivação em muitas coisas é o seu orgulho ferido. Esta não é a solução. O que é necessário é a misericórdia.
A misericórdia resolve todos os problemas. Primeiro, você deve buscar a misericórdia de Deus, então você deve oferecê-la incondicionalmente aos outros.
Não há outra maneira de resolver a mágoa e a confusão presentes em sua alma. Esta é uma lição difícil de aprender, mas necessária.
O que é isso que motiva você? Talvez você tenha alguma obsessão interior que parece não conseguir abalar. Talvez permaneça em sua mente dia e noite.
Esteja atento a isso e identifique-o como seu próprio pecado. Não hesite em se humilhar ao máximo e não tenha medo de se apropriar da dor que sente.
Apontar o dedo para outro não cura e não corrige nada. Somos os únicos responsáveis como resultado do nosso orgulho. Ver isso é uma graça da Misericórdia misteriosa e insondável do Senhor.
ORAÇÃO DO DIA
Senhor, eu não posso abalar a raiva, a mágoa e a dor que sinto às vezes. É esmagadora e consumidora, sutil e enganadora.
Mas é o meu pecado, espreitando dentro de mim, tirando-me de você, impedindo-me de arrepender-me sinceramente.
Senhor, eu me arrependo e peço que me humilhe para que eu possa amar você com todo o meu ser. Jesus eu confio em vós.