Quando um ente querido morre, é fácil presumir instantaneamente que eles estão no Céu e não precisam mais de nossas orações.
Mas um dos maiores presentes que podemos oferecer àqueles que vieram antes de nós são nossas orações.
É verdade que todas as pessoas que morrem em estado de graça (o que significa que não têm pecados mortais não arrependidos) entrarão nas glórias do Céu, eventualmente.
Contudo, o que muitas vezes podemos esquecer é que, para entrar na plena glória da presença da Santíssima Trindade, todo último pecado, por menor que seja, deve ser eliminado.
Este é o Purgatório, e o Purgatório é um claro e definitivo ensinamento de nossa fé. Mas o próprio Purgatório é tão facilmente mal compreendido.
Não é um lugar onde vamos ser punidos como resultado da ira de Deus. Pelo contrário, é um estado em que entramos na nossa purificação final por causa do amor de Deus.
É o Seu amor ardente que tem o efeito de purificar-nos de todos os últimos apegos que temos para pecar.
Todo mau hábito, toda omissão de caridade, todo pensamento imundo, tudo que não pode entrar no Céu conosco.
O Purgatório é um ato da Misericórdia de Deus e somos chamados a ajudar a derramar essa Misericórdia sobre os outros através de nossas orações, sacrifícios e indulgências oferecidas em seu nome depois que eles passarem desta Terra.
Pense em seus entes queridos que foram antes de você. Deixe seu amor por eles obrigá-lo a orar por eles, especialmente hoje.
Confie que as orações, sacrifícios e indulgências que você oferece para eles são o maior presente da Misericórdia que você pode dar.
Senhor,
Eu oro por (mencione um ente querido que passou) e ore por Sua Divina Misericórdia para inundar sua alma.
Purifique cada pecado e conceda a entrada nas glórias do Seu Reino Celestial.
Eu também rezo por todas as almas sagradas que mais necessitam da Sua Misericórdia.
Jesus eu confio em vós.