Eu estou com dor para ver você sofrer tanto tempo; o que me dá alguma facilidade, e suaviza o sentimento que tenho de suas mágoas, é que elas são provas do amor de DEUS em relação a você: veja-as nessa visão, e você as suportará mais facilmente.
Como o seu caso é, é minha opinião que você deve deixar os remédios humanos e resignar-se inteiramente à providência de DEUS; talvez Ele permaneça apenas para essa renúncia e uma perfeita confiança Nele para curá-lo.
Já que, apesar de todas as suas preocupações, o físico até agora não teve êxito, e sua enfermidade ainda aumenta, não será tentador a DEUS abandonar-se em Suas mãos e esperar tudo Dele.
Eu lhe disse, no meu passado, que Ele às vezes permite que doenças corporais curem as enfermidades da alma.
Tenha coragem então: faça uma virtude de necessidade: peça a DEUS, não livramento de suas dores, mas força para suportar resolutamente, para o amor Dele, tudo que Ele deveria agradar, e contanto que Ele agrade.
Tais orações, de fato, são um pouco difíceis para a natureza, mas mais aceitáveis para Deus, e doces para aqueles que O amam.
O amor adoça dores; e quando alguém ama a Deus, sofre por amor a ele com alegria e coragem. Você é assim, eu peço a você; conforta-te com Ele, que é o único médico de todas as nossas doenças.
Ele é o PAI dos aflitos, sempre pronto para nos ajudar. Ele nos ama infinitamente mais do que imaginamos: ame-O então, e não busque consolo em outro lugar: espero que em breve você o receba.
Ajudarei-te com as minhas preces, pobres como são, e sereis sempre teus em nosso SENHOR.