Sintomas de leucemia que não devemos ignorar

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Pele pálida, dificuldade em respirar, fadiga crônica e infecção ou febre são os primeiros sintomas de leucemia. Além do mais, a leucemia é uma doença que pode ocorrer a qualquer momento na vida de uma pessoa. No entanto, tende a ser mais comum entre as idades de 50-70.

É um tipo de câncer, no qual a produção de novos glóbulos vermelhos e plaquetas é comprometida. Isso ocorre porque a medula óssea, principal produtora dessas células, é afetada pela disseminação de células malignas ou cancerígenas.

Esta doença pode se manifestar de várias maneiras diferentes. Como tal, seus sintomas podem variar.

O que é certo, no entanto, é que, se não for descoberto a tempo e tratado corretamente, pode ser fatal. Isso ocorre porque o número de glóbulos vermelhos reduz drasticamente que são fundamentais para sustentar e fornecer oxigênio para todo o corpo.

O que causa leucemia:

As causas da leucemia não são totalmente conhecidas mas o que se sabe é que algumas pré-disposições genéticas favorecem o desenvolvimento desta doença.

null

A leucemia não é hereditária e não passa de pai para filho, nem é contagiosa e por isso não passa para outras pessoas.

Sintomas de leucemia:

Além de dificilmente apresentar sintomas nos estágios iniciais, os sintomas variam de pessoa para pessoa e de acordo com o tipo de leucemia. Eles podem incluir:

1. Pele pálida:

Quando a leucemia está presente, impede o desenvolvimento de glóbulos vermelhos saudáveis o suficiente. Como resultado, é possível desenvolver anemia, que pode levar a uma pele invulgarmente pálida em todo o corpo.

 

2. Fadiga crônica:

Como a maioria das doenças graves, a leucemia causa um declínio nos níveis de energia. Sentir-se extremamente cansado sem razão aparente é um típico sinal de alerta que seu corpo está enviando.

 

3. Infecção ou febre:

Embora seja normal ficar doente de vez em quando, a leucemia leva a um aumento considerável de infecções ou febre por causa do sistema imunológico gravemente enfraquecido. É importante tomar nota de qualquer aumento na frequência de resfriados, febres ou infecções de qualquer tipo.

4. Dificuldade em respirar:

Se durante a atividade física você achar mais difícil respirar do que em outras ocasiões, ou se estiver constantemente sem fôlego após o exercício físico, precisará consultar um médico para realizar os testes necessários.

5. Feridas que não cicatrizam:

A leucemia pode resultar em pequenos cortes ou feridas, levando muito tempo para cicatrizar. Também pode tornar a pele altamente sensível a machucar facilmente. Se você notar um ou mais dos sintomas acima, é importante não entrar em pânico e consultar um médico assim que possível.

O diagnóstico começa por fazer análises ao sangue, cujos resultados dão ao médico uma ideia das plaquetas e da sua contagem de glóbulos vermelhos e brancos. Se os resultados dos testes forem preocupantes, o médico normalmente encaminhará o paciente a um especialista em sangue ou câncer para um diagnóstico mais preciso.

Como é feito o tratamento:

O tratamento deve ser iniciado o quanto antes para aumentar as chances de cura e pode variar de acordo com o tipo de leucemia. Nos casos das leucemias agudas, normalmente é recomendada a quimioterapia, enquanto que nas crônicas pode ser indicado o uso de medicamentos específicos. I

ndependente do tipo de leucemia, de acordo com a gravidade e estágio da doença, o médico pode recomendar a realização de imunoterapia e transplante de medula óssea.

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima