É pecado morar junto antes do casamento?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram

Sim, é pecado morar junto antes do casamento. O relacionamento sexual foi criado por Deus para ser desfrutado dentro do casamento. Se um casal quer fazer sexo, deve se casar (1 Coríntios 7:9).

Por que casar?

O casamento foi instituído por Deus para criar relacionamentos fortes e duradouros. Deus criou o casamento para ser uma aliança para a vida toda entre um homem e uma mulher, um relacionamento especial, seguro e íntimo. A relação sexual é uma coisa muito poderosa; dentro de um relacionamento estável de compromisso é muito bom mas fora desse ideal pode causar muitos problemas (1 Coríntios 6:18).

O casamento serve para:

  • Reconhecer a responsabilidade – no casamento, o casal faz um compromisso público. Assim, cada um é responsável não só perante o cônjuge mas também perante a sociedade e perante Deus. O casal reconhece que o desrespeito do casamento trará consequências negativas não só no relacionamento mas também sociais e espirituais
  • Proteger cada um – o casamento legal dá direitos legais a cada uma das partes, para impedir abusos
  • Dar estabilidade aos filhos – o casamento pretende criar um ambiente de segurança para crianças, com o pai e a mãe comprometidos ao seu cuidado.

Nem todo o casamento dá certo. É muito importante conhecer bem a pessoa com quem você vai casar, desenvolvendo uma boa amizade. Mas morar junto antes do casamento não ajuda. A relação sexual pode confundir o casal e dificultar a tomada de uma decisão acertada. O sexo não ajuda a conhecer melhor a personalidade de alguém.

Uma união estável é o mesmo que um casamento na Bíblia?

Não. Na Bíblia não havia casamento civil e a cerimônia mudou com o tempo, mas todo casamento válido tinha algum tipo de reconhecimento pela sociedade. Por exemplo, quando Jesus se encontrou com uma samaritana junto a um poço, ele reconheceu que ela estava morando junto com um homem mas sua união não era um casamento (João 4:17-18).

null

Mesmo Adão e Eva, que não tinham outras pessoas para testemunhar, tiveram a bênção de Deus para se unirem (Gênesis 1:28). A bênção de Deus e o reconhecimento social de um casamento válido são muito importantes na Bíblia.

Se você já mora junto com alguém sem ser casado, peça perdão a Deus e procure casar-se quanto antes. O casamento não tem que ser uma cerimônia muito luxuosa e cara.

O importante é fazer um compromisso público para ser reconhecido como casamento legítimo. Se casar é um testemunho que o casal está comprometido e quer agradar a Deus.

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima