Deus diz que a inveja é pecado. Nos textos bíblicos todas as referências sobre a inveja têm uma má conotação. Ela quase sempre é referida como zelo, ciúmes e sempre no mau sentido da palavra.
A inveja é um sentimento forte e mau, que a pessoa tem de querer possuir o que é dos outros. É um sentimento egoísta por parte da pessoa.
Há muitos textos que nos aconselham a não sermos invejosos, justamente por ser ele um sentimento mau. A inveja, também está ligada a cobiça, e faz parte dos 10 mandamentos – Êxodo 20:17.
Este sentimento nos leva a pecar, a fazermos coisas que até podem ser condenadas pela lei. Quando o apóstolo Tiago fala sobre as guerras que acontecem, ele diz que elas são o resultado de um coração invejoso. Por isso, é muito importante tomar cuidado com esse sentimento.
O que a Bíblia nos aconselha quanto a esse sentimento:
- Não ter inveja dos que praticam a maldade – Salmos 37:1, Provérbios 23:17.
- Não seguir os seus caminhos – Provérbios 3:31.
- Ela apodrece os ossos – Provérbios 14:30.
- Ela pode ser incontrolável – Provérbios 27:4.
- Traz confusão e toda espécie de coisas ruins – Tiago 3:16.
Ainda que seja um sentimento ruim e difícil de dominar, infelizmente habita dentro de cada um de nós e nos cabe dominá-lo, como qualquer outro sentimento.
Entretanto, é sempre bom lembrarmos das palavras do apóstolo Paulo em Filipenses 2: “considerando os outros superiores a si mesmo.” Quando consideramos os outros, deixamos de pensar só em nós, temos menos inveja e somos duplamente abençoados.
Também podemos ser alvo de inveja. A inveja de outra pessoa pode causar problemas em nossa vida, quando essa pessoa se vira contra nós e tenta nos fazer mal. Mas a Bíblia diz que a vingança não é a solução.
Devemos orar por quem nos persegue e mostrar amor (Lucas 6:27-28). Assim, todos verão que nossa causa é justa e a pessoa com inveja poderá até se arrepender ao ver nossa atitude.
Descubra aqui: o que a Bíblia diz sobre a vingança?
Algumas pessoas na Bíblia que tiveram problemas por causa da inveja:
- Raquel, por não poder ter filhos, culpando o seu marido Jacó – Gênesis 30.
- José, quando foi vendido pelos seus irmão porque era o preferido do seu pai Jacó – Gênesis 37.
- David, quando veio da batalha contra os filisteus, a sua fama se espalhou pelo reino, levando Saul a tentar matá-lo – 1 Samuel 18.
- David, quando possuiu Bate-Seba, mulher de Urias, levando-o também a mandar matar o marido – 2 Samuel 11.
- Judas e os fariseus quando entregaram Jesus às autoridades – Mateus 27:18.
A inveja é vista na Bíblia como um sentimento reprovável. Este sentimento vem de dentro do próprio homem e o contamina (Marcos 7:22, Romanos 1:29).