5 lições que um leproso vai ensinar hoje a todos nós

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Frases de Alegria de Viver

A lepra era uma das mais terríveis doenças da antiguidade. Por ser contagiosa fazia com que a pessoa tivesse de ser afastada do convívio familiar e social, vivendo isolada em aldeias de leprosos ou locais específicos para pessoas com essa doença.

Não podia se aproximar de pessoas sadias e nem ter contato com elas. Por conta da medicina ainda pouco avançada, muitas doenças de pele poderiam ser confundidas com lepra, trazendo também muita dor aos que as tinham.

Quando estava de viagem para Jerusalém, Jesus entrou em uma dessas aldeias de leprosos. Dez deles, que já conheciam a fama de Jesus, gritaram de longe para chamar a atenção do Senhor: 

“Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós!” (Lucas 17:12-13). 

Mesmo de longe, Jesus ordena que eles fossem se mostrar aos sacerdotes (Lucas 17:14). Isso era uma ordem da lei, para que leprosos, quando curados, pudessem voltar ao convívio social oficialmente (Veja Levítico 13:1-59). Eles obedeceram a ordem de Jesus e foram curados no caminho.

Mas apenas um dos leprosos é aquele que nos ensinará algumas lições preciosas hoje. Um homem certamente que passou por muito sofrimento, mas que experimentou o poder de Deus em sua vida e que, em poucas atitudes, nos mostrou grandiosos exemplos que aprenderemos agora.

null

5 lições que um leproso vai ensinar hoje a todos nós


5 lições que um ex-leproso vai nos ensinar hoje

(1) O leproso mostrou que precisamos de obediência a Palavra de Deus

Jesus deu uma ordem a ser cumprida: “Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados” (Lucas 17:14). 

A obediência é algo que Deus requer de nós. Mas não podemos negar que esses leprosos já deveriam ter tentado de tudo para ser curados e obedecer a uma ordem talvez pudesse ser apenas mais uma tentativa que iriam fazer (como tantas outras) e não um desejo de obediência por fé.

Como sabemos, a maiorias deles (9) sequer voltaram para agradecer pelo milagre recebido. Mas um desses leprosos, um especial, era diferente. Seu coração desejava obedecer o Mestre e assim fez. Você está obedecendo a Deus hoje?

5 lições que um leproso vai ensinar hoje a todos nós 1


(2) O ex-leproso converte seu coração

Nove dos leprosos tomaram o caminho da ingratidão depois de conseguir o que queriam. Mas um deles tomou o caminho da conversão: “Um dos dez, vendo que fora curado, voltou…” (Lucas 17:15). 

O ato de voltar para procurar Jesus mostra a conversão genuína desse leproso. Somente os convertidos de verdade voltam, saem de seus próprios caminhos, de seus próprios pensamentos para andar e pensar aquilo que Jesus deseja.

Ele voltou e se pôs nos caminhos do Senhor, nos caminhos que agradaram a Jesus! Você já converteu seus caminhos hoje?


(3) O ex-leproso glorificou o nome de Deus

Com o coração curado e convertido, o foco da vida do ex-leproso foi glorificar o nome do Senhor: “…voltou, dando glória a Deus em alta voz” (Lucas 17:15). 

Ele não guardou para si aquilo que viu Deus fazer em sua vida. Todos precisam saber da grandeza de Deus, da grandeza da misericórdia do Senhor.

E da forma que podia, com sua voz, com seu coração convertido, glorificou o nome do Senhor diante de todos. Isso é algo que um coração verdadeiramente convertido tem vontade de fazer e faz! Você já glorificou o nome de Deus hoje?


(4) O ex-leproso reconheceu o Senhor Jesus

Muitos receberam grandes bênção do Senhor Jesus em suas vidas, mas poucos o honraram com suas vidas. Dos dez ex-leprosos, apenas um focou seu coração no reconhecimento da grandeza do Senhor: “e prostrou-secom o rosto em terra aos pés de Jesus…” (Lucas 17:16). 

O ato de curvar-se com o rosto no chão diante dos pés de alguém indicava rebaixamento, humildade diante dessa pessoa. Quando o ex-leproso faz isso reconhece o poder de Deus em sua vida. Reconhece a grandeza de Jesus e O honra com sua adoração sincera. Você já se prostrou hoje aos pés de Jesus?


(5) O ex-leproso demonstrou um coração grato

Nove dos ex-leprosos, após conseguirem o que queriam, não apresentam um coração grato a Jesus, mas um deles faz aquilo que Deus espera de nós: “e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus,agradecendo-lhe…” (Lucas 17:16). 

A gratidão é um reconhecimento que Deus espera de nós. Um coração grato é um coração que expulsou todo o orgulho de dentro de si e escolheu reconhecer a grandeza de Deus, de Sua ação e propósitos Dele. Você foi grato a Deus hoje pelo que Ele fez e faz em sua vida?

Por fim, diante de tudo que Jesus presenciou acontecer, ele declara ao ex-leproso: “E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou” (Lucas 17:19). Ele ganhou muito mais do que a cura física! Foi perdoado, foi salvo e agora estaria para sempre na presença de Jesus!

5 lições que um leproso vai ensinar hoje a todos nós 2

 

5 lições que um leproso vai ensinar hoje a todos nós 3

 

🙏 Envie esse texto para pessoas queridas ❤️
Compartilhar no whatsapp
ENVIE PARA ALGUÉM
Compartilhar no whatsapp
ENVIAR PARA GRUPO

Deixe um comentário

Rolar para cima