Os sinais de colesterol alto, em geral, não existem, só sendo possível identificar o problema através do exame de sangue. Porém, o excesso de colesterol pode levar a um depósito de gordura no fígado, o que, em algumas pessoas, pode gerar sinais como: ganho excessivo de peso ou uma sensação de peso corporal. Além do mais, quem nunca ouviu “Não coma isso, é ruim para o colesterol.
” “Você deve manter seu nível de colesterol o mais baixo possível.” “Você terá colesterol alto.” Hoje em dia, ouvimos tudo isso em todos os lugares, não é mesmo?
Nos últimos 20 anos, o colesterol tornou-se o mais infame vilão e tem sido culpado por quase todos os casos de doença cardíaca.
No entanto, é vital entender que isso não é necessariamente verdade. É melhor pensar no colesterol como no tráfego de uma estrada. Quando a estrada está congestionada, as coisas podem ficar confusas: engarrafamentos, acidentes etc. E, como no trânsito, o colesterol alto não tem sintomas óbvios, e é por isso que é tão assustador.
Causas do colesterol alto:
O aumento do colesterol não tem sintomas, sendo percebido por meio de exames laboratoriais, em que é verificado todo o perfil lipídico, ou seja, HDL, LDL, VLDL e colesterol total. As principais causas do aumento do colesterol são:
Histórico familiar;
Alimentação rica em gorduras e açúcar;
Consumo excessivo de álcool;
Cirrose;
Diabetes descompensada;
Alterações da tireoide, como hipo ou hipertireoidismo;
Insuficiência renal;
Porfiria;
Uso de anabolizantes.
Como o aumento do colesterol também pode ser devido a fatores genéticos, é importante que as pessoas que possuem histórico familiar de colesterol alto tenham mais cuidado e maior atenção no que diz respeito à alimentação e prática de atividades físicas, pois o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares devido ao colesterol alto é maior.
Sinais de colesterol alto:
Embora normalmente não haja sintomas de colesterol alto, a Medicina Tradicional Chinesa determina as seguintes características como possíveis indicadores:
Fezes moles;
Perda de apetite crônica;
Cansaço crônico;
Piora da memória e depressão;
Ganho excessivo de peso ou uma sensação de peso corporal;
Protuberâncias amareladas na da pele, verrugas, xantomas;
Distenção abdominal;
Dor nas costas e no coração e palpitações.
Se você tiver múltiplas manifestações desses sintomas, recomenda-se consultar um médico para realizar os exames e fazer o diagnóstico correto.
Como é feito o tratamento:
O tratamento do colesterol alto pode ser feito de forma caseira e natural. Basta seguir corretamente a dieta para baixar o colesterol, investindo numa alimentação rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras, como peixe e frango, por exemplo.
Praticar atividade física 3 vezes por semana ajuda a emagrecer e a gastar esta gordura acumulada, diminuindo naturalmente o colesterol e o risco de doenças cardíacas. Pode ser qualquer atividade, desde jogar futebol com os amigos, caminhar, nadar ou fazer yoga. Porém, é importante que esta atividade seja feita por, no mínimo, 40 minutos, 3 vezes por semana.